Bienal liberta roteiro de visitas de imersão cultural

Um memorial e seis museus estão entre os espaços de visita dos participantes à terceira edição de Bienal de Luanda. Com efeito, tratam-se do memorial Agostinho Neto, dos museus Nacional de História Militar, Museu da Moeda, Museu Nacional de Antropologia, Museu Nacional de História Militar, Museu da Moeda e Museu Nacional de Antropologia. MEMORIAL AGOSTINHO NETO – a 17 de Setembro de 2012, procedeu-se à inauguração do edifício hoje denominado Memorial Dr. António Agostinho Neto, com o objectivo de perpetuar a memória do primeiro Presidente como Líder da Luta de Libertação, Estadista, Homem de Cultura e Humanista. O Memorial tem como finalidade a investigação e preservação da vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, assim como promover o conhecimento da cultura africana e a formação artística. 

PALÁCIO DE FERRO - É um edifício histórico de Luanda, em Angola, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel. Porém, 2015 a Embaixada de França em Angola classificou o Palácio de Ferro como uma obra de autoria de Gustave Eiffel. O edifício possuiu uma original decoração em filigrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo sem sombra de dúvida, o melhor exemplar da arquitectura do ferro em Angola.

Angola, uma nação em constante evolução, recebeu destaque internacional ao ser classificada como um dos 10 melhores países do mundo...

MUSEU NACIONAL DE HISTORIA MILITAR - O Museu de História Militar foi criado, em 1975, após a Independência de Angola, o acervo do museu inclui aviões bimotores carros de combate, armas diversas e artefactos utilizados durante a guerra (1961-1974) e a guerra civil (1975-2002) que se seguiu. No museu também se podem encontrar diversas estátuas da cultura angolana, retratos fotográficos e outras peças que representem a cultura da história de Angola.

MUSEU DA MOEDA - O espaço apresenta a história do dinheiro desde o Zimbo até ao Kwanza. Único na sua vocação, este museu expõe as colecções de numismática e de notafilia do Banco Nacional de Angola, há à disposição alguns objectos de enquadramento e dispositivos audiovisuais que elucidam melhor os visitantes sobre o nosso passado. A museografia da exposição apresentada assenta em núcleos temáticos que focam os pré-monetários e outros meios de pagamento, histórias de moedas singulares, a iconografia do dinheiro, a evolução da banca, ilustrações de notas, os elementos de segurança e testemunhos pessoais sobre o papel do dinheiro na vida do cidadão angolano. 

MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA - O Museu Nacional de Antropologia localiza-se no bairro dos Coqueiros, na cidade de Luanda, em Angola. Fundado em 13 de Novembro de 1976, o Museu Nacional de Antropologia foi a primeira instituição museológica criada após a independência de Angola ocorrida um ano antes.

Bienale de Luanda
  • Bienal de Luanda
  • 28 de Setembro 2023