.

Joyce Banda

Conselheira da União Africana

Participou, aos 25 anos, no movimento feminista do Quénia.  Com o dinheiro de um prémio que ganhou, relacionado com o Fim da Crise da Fome em África e concedido pela organização americana “Projecto Contra a Fome”, criou, em 1997, uma fundação com o seu nome.


Fez a sua formação académica na Royal Roads University (Canadá), na Atlantic International University e na Columbus University, ambas dos Estados Unidos da América.


Joyce Hilda Banda tornou-se a terceira mulher a comandar um país africano, depois de Carmen Pereira, Presidente de Guiné Bissau, e de Ellen Johnson-Sirleaf, Presidente da Libéria.

A  ex-Presidente do Malawi e Conselheira da União Africana, Joyce Hilda Banda está confirmada como oradora do Fórum para a Cultura de Paz e Não-Violência - Bienal de Luanda.


A actual Conselheira da União Africana vai partilhar a sua visão no painel sobre Jovens, Actores na Promoção da Cultura de Paz e Transformações Sociais do Continente - em Diálogo de Alto Nível.


Nascida a 12 de Abril de 1950, em Malemia, no distrito de Zomba, Joyce Hilda Banda é uma política do Malawi, que foi Presidente da República, de sete de Abril de 2012 até 31 de Agosto de 2014. Antes de ascender ao cargo de Chefe de Estado, foi vice-presidente de 2009 a 2012. É filiada no Partido Popular do Malawi.